segunda-feira, 6 de julho de 2009

Um relacionamento de amor...


Todo mundo já amou nessa vida. Todo mundo já foi amado também. E todos já foram desprezados, nem que tenha sido apenas uma vez. Ou por um amigo, ou por um namorado ou namorada, ou por um colega de escola... talvez nem tenha sido desprezado de propósito, mas se sentiu desprezado, preterido...
A vida aparece com esses altos e baixos, vez em quando. Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação semelhante.

Às vezes estamos muito apaixonados e levamos um fora. Às vezes, é uma ligação que nunca vem, a pessoa está com a gente hoje, numa festa, e amanhã passa por nós como se nunca tivesse nos visto. Em tempos em que têrmos como “pegar”, “ficar” estão cada vez mais comuns, o desprezo também acontece com maior freqüência.

Você já viveu relacionamentos em que passou um tempão correndo atrás da pessoa amada, mas sem obter retorno? Ou talvez você tenha até rastejado, se humilhado, chorado, implorado... Eu já fiz isso. Já fui no limite do que poderia e deveria ser feito por alguém. Já fiquei quatro seguidos anos pensando na mesma pessoa, achando que ela poderia voltar a qualquer momento... Isso é até “normal”, às vezes precisamos viver algo assim para nos valorizarmos mais.

Tudo isso me faz refletir sobre o nosso relacionamento com Deus.
Quem é Deus? Qual a imagem ou pensamento que passa pela sua cabeça quando se fala de Deus, de Jesus? A gente vê escrito em toda parte: “Jesus te ama”, “Deus é amor”... Mas que amor é esse?

Eu gosto muito de uma música do David Quinlan, cuja letra diz:
“Meu coração queima por Ti, como o Teu queima por mim
Meu coração é todo Teu
O Teu amor me conquistou
Sei que forte como a morte, Deus, é o Teu amor
Preferiste morrer naquela cruz
A viver sem mim
Nada pode me impedir de viver por Ti”

Ouvindo e cantando essa canção, percebo quanto tempo perdi correndo atrás das coisas erradas, dos motivos errados. Ele sempre esteve lá. Quantas vezes desejamos que alguém estivesse ali, à nossa espera, de braços abertos... quantas vezes desejamos ouvir aquele “eu te amo” rasgado, “prefiro morrer a viver sem você”... quantas vezes alguém já pode ter se queixado de nunca ter ouvido isso na vida?

Mas a todos nós, homens e mulheres, Ele diz a mesma coisa: “eu te amo tanto, que preferi morrer, do que viver sem você.” Quer declaração de amor mais bonita do que essa? Talvez a gente não escute, mas Ele diz isso desde os primórdios.

E como é o nosso relacionamento com essa pessoa que nos ama tanto? É um namoro? É uma paixão passageira? É um casamento, uma aliança? Talvez seja um casamento parecido com aquele do nosso vizinho da direita, que a gente critica tanto: cheio de idas e vindas, quando a gente pensa que está tudo bem, eles já se separaram de novo! Ou será que estamos apenas “ficando” com o amor da nossa vida? Já experimentei todas essas formas de amor, com ELE. Eu, que sou totalmente contra “ficar”, já fiquei com Jesus. No dia seguinte, fiz de conta que nem o conhecia, não atendi suas ligações e nem retornei os seus chamados.

Isso acontece. Não é normal, pra quem quer tanto amar e ser amado, mas acontece.

O convite de hoje, e talvez da semana toda, é para uma reflexão: como você se relaciona com aquele que preferiu morrer a ter de viver sem você?

Excelente semana a todos.