segunda-feira, 4 de julho de 2011

A bênção da obediência.

“Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.” (Mateus 5.5)


Nesse texto, encontramos algumas das principais características de um discípulo de Jesus, dentre as quais a obediência, que na minha opinião, é o princípio de tudo. É pela obediência que podemos ver tudo mudar ao nosso redor. A desobediência, pelo contrário, mantêm todas as coisas estagnadas, quando não piora tudo.


Simão Pedro e seus sócios, Tiago e João, tinham passado a noite em claro, trabalhando. Eles tentaram pescar, mas o dia amanheceu e nenhum deles havia pego nem um peixe sequer. Durante o dia – provavelmente de manhã – eles estão arrumando os barcos e lavando as redes, às margens do Lago da Galiléia, quando Jesus chega, com uma multidão que O segue.


Para poder falar ao povo e ser visto e ouvido, Ele decide pedir emprestado um dos barcos, para que pudesse afastar-se um pouco das margens do lago e assim, poder discursar para a multidão. Interessante que, quando ele faz o pedido, Simão não lhe nega o barco, muito menos questiona. Ele poderia ter dito: “Mestre, acabamos de chegar, estamos na verdade guardando os nossos apetrechos de pescaria, tiramos o barco da água agora mesmo”. Mas Simão apenas cede o barco e ainda ajuda a empurrá-lo para longe da margem, com Jesus a bordo.


Apesar de cansado, Simão aguarda o Mestre terminar todo o seu discurso. Quando termina de falar, Jesus diz a ele: “Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e seus companheiros joguem as redes para pescar” (v.4).


Outra prova de obediência. Veja o que Simão poderia ter dito:


* “Mestre, já fizemos isso a noite toda e não conseguimos pescar nada.”
* “Mestre, com todo respeito, nós somos pescadores com muita experiência, o senhor é filho de carpinteiro, tem experiência com carpintaria e não com pescaria. Por que deveríamos nós tentar de novo?”
* “Mestre, estamos muito cansados. Passamos a noite toda acordados e nada conseguimos pescar. Vamos pra casa descansar um pouco e quando anoitecer, nós voltaremos e reiniciaremos a pesacaria”.
* “Senhor, como pescadores experientes, sabemos que o melhor horário para boas pescarias é à noite. Porque precisamos tentar a essa hora do dia?”

Ou seja: tudo apontava para o fracasso. Entretanto, numa demonstração de obediência, Simão Pedro diz: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.” (v.5).

Nós, como seres humanos falhos que somos, sempre tentamos questionar, quando Deus nos dá uma voz de comando. Seja através da Palavra, seja através da oração, ou através de nossos líderes, que Ele mesmo designou para cuidar da Igreja. Questionamos, como se Deus não nos conhecesse. Questionamos, como se Deus não soubesse de todas as dificuldades e limitações que enfrentamos. Questionamos e esquecemos de confiar e obedecer.

Deus nos conhece. Ele sabe até onde podemos ir. E quando olharmos em volta, e percebermos que tudo ao redor se encaminha para o fracasso, melhor é obedecer a Deus. Porque se obedecermos, Ele sempre vai nos surpreender. Deus nunca vai nos tirar de onde estamos para nos enviar a uma situação pior. Sendo obedientes, Ele nos respalda. Simão Pedro ficou assustado quando jogou as reder e elas vieram abarrotadas de peixe. Ele teve que gritar para que seus sócios viessem ajudá-lo, pois os barcos estavam prestes a afundar, tamanho era o peso da pesca. De repente, algo que tinha tudo para dar errado, se converte em milagre, em sobrenatural. Tudo porque Simão Pedro resolveu obedecer.


Quando obedecemos, sempre acontecerá mais do que aquilo que esperamos que aconteça. Deus sempre está disposto a nos constranger com suas maravilhosas surpresas. Quando quisermos desobedecer, porque não enxergamos nada de bom a nossa volta, ou porque já estamos ocupados demais para acumularmos mais uma atividade, devemos lembrar sempre que Deus não dá voz de comando aos desocupados. Os pescadores estavam ocupados, limpando as redes depois de uma noite cansativa e frustrante. Talvez estivessem psicologicamente abalados, pensando em como iriam se sustentar, já que a pesca tinha sido um fracasso. Mas um gesto de obediência mudou tudo.


Nós podemos até nos achar indignos da responsabilidade que vamos receber, assim como Simão Pedro se achou indigno de ter Jesus tão próximo dele. Mas se obedecermos, é o próprio Deus quem nos escala para as funções que devemos executar. Então, assim como Jesus obedeceu ao Pai, apesar de estar como ser humano, nós também podemos obedece-Lo. A Bíblia diz que se resistirmos ao diabo (ao pecado, à desobediência) ele fugirá de nós. Obedecer vai se tornar um estilo de vida; não pecar, buscar a santidade, vai se tornar um hábito.


Saímos de casa sem tomar banho?
Saímos de casa sem escovar os dentes?
Deixamos todas as luzes acesas e o gás ligado quando saímos de casa?


Obviamente que não. Tudo isso foi se implantando no nosso cotidiano, até que se tornasse um hábito. O ministério de Simão Pedro foi abençoado pela sua disposição em obedecer. E quando Jesus o chamou para ser pescador de homens (de almas), ele não questionou, não deu desculpas. Simplesmente abriu mão de tudo, inclusive dos dois barcos cheios de peixes e foi com Jesus.
Deus procura por pessoas obedientes, com o coração disposto a segui-Lo. Ele procura por pessoas convictas de que, melhor do que está agora, vai ficar quando resolvermos deixar tudo e seguir Jesus com obediência no coração.


Você se dispõe?