sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RENOVANDO AS FORÇAS NO SENHOR



Texto: Isaías 40:29-31

“Ele dá força aos cansados e vigor aos fracos e desanimados. Até os jovens se cansam, até os moços perdem as forças e caem, de tanto cansaço, mas o que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias. Correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças.”


1. Quando nos sentimos cansados, Deus nos fortalece – vs. 29
São nos momentos de fraqueza e cansaço que podemos ver o poder de Deus agindo em nós. Enquanto estivermos “fortes”, fazendo tudo da nossa maneira, na nossa força, Deus não poderá agir, pois Ele não invade a nossa vida. Mas, no momento em que nos sentimos sem vigor, se pedirmos a Deus para que Ele nos fortaleça, então o Seu poder multiplicará as nossas forças e nos fará prosseguir – Onde você tem buscado a força para viver? Você tem confiado na força do seu próprio braço e tem visto que não está alcançando o resultado que espera alcançar? A força de que necessitamos está em Deus.

2. Nossa esperança tem que estar somente em Deus – vs 30,31
Deus nos ama e se compadece de nós. Ele mesmo está sempre pronto a renovar as nossas forças quando nos sentimos enfraquecidos, abatidos e derrotados. “Esperar no Senhor” é aguardar pela provisão que Ele tem para nós, mas também significa colocar n’Ele toda a nossa esperança – Em quem você tem colocado a sua esperança? Nos políticos, na economia, no seu próprio braço? Somente Deus pode nos dar esperança e renovar as nossas forças.

“Ajuda-me a andar na tua verdade; ensina-me o que é certo, pois Tu és o meu Deus, o meu Salvador. Confiarei em ti por toda a minha vida.”
(Salmo 25:5 – Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão)

“Seja paciente e espere pela ação do Senhor. Seja valente e encha o seu coração de coragem. Espere com confiança no Senhor.”
(Salmo 27:14 – Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão)

3. Precisamos colocar nossos olhos no poder de Deus e não nos problemas – vs 31
Deus quer nos levar a enfrentarmos todas as situações juntos com Ele. Ele quer nos ajudar. Quando Deus nos diz que “subiremos, voando como águias”, está querendo nos ensinar uma nova maneira de olharmos para as situações: de cima, passando sobre nossos desafios! Muitas vezes colocamos nossa atenção demasiadamente nos problemas e nos esquecemos de subir ao nível d’Aquele que pode nos ajudar e nos sustentar, que é Jesus – Você tem colocado o seu foco nas situações ou em Deus? Se precisar, mude o seu foco hoje. Não fique com o seu olhar preso nos problemas e nas dificuldades, mas olhe para Jesus, pois Ele lhe estenderá a mão para lhe ajudar.

“Venham a mim e eu lhes darei descanso – todos vocês que trabalham tanto debaixo de um jugo pesado. Levem o meu jugo – porque ele se ajusta perfeitamente – e deixem que eu lhes ensine; porque eu sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para suas almas; pois só Eu faço vocês carregarem cargas leves.”
(Mateus 11:28-30 – Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão)

“Eu, o Senhor seu Deus, estou segurando fortemente a sua mão direita e prometo: ‘Não tenha medo porque Eu vou ajudar você’. ”
(Isaías 41:13 – Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão)

4. Se a nossa esperança estiver em Deus, passaremos por todas as situações sem nos cansarmos – vs. 31
Muitas das situações ainda continuarão existindo, mas Jesus quer nos guardar do mal (“Não estou pedindo ao Senhor que os tire do mundo, mas que o Senhor os guarde livres do mal” – João 17:15). O que muda quando colocamos a nossa esperança apenas em Deus é que, mesmo com tantas preocupações e atividades, por piores que sejam, conseguiremos enfrentá-las sem nos cansarmos ou nos atemorizarmos, pois uma convicção haverá em nossos corações: de que Deus está sempre conosco, nos guardando, nos livrando do pior e nos conduzindo por caminhos de bênçãos – Você tem se sentido cansado nestes dias? Tem corrido, mas não tem chegado a lugar algum? Talvez isso esteja acontecendo porque você está correndo sozinho. Corra ao lado de Jesus. Ele te sustenta e renova as suas forças.

“O Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel, diz: Eu sou o Senhor, o seu Deus, aquele mestre que ensina e corrige para o seu bem, o guia que está sempre mostrando o caminho por onde vocês devem andar.”
(Isaías 48:17 – Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão)

“Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto, mas continuo tranqüilo e não sinto medo. Tu, Senhor, me guias e me proteges constantemente!”
(Salmo 23:4 – Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão)