quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CRONICA DE UM SONHO


(26/11/2009)

São quatro da madrugada. Acordei de novo, com o mesmo sonho. Não exatamente o mesmo, mas no mesmo contexto. Perdi o sono... Comecei a pensar, pensar e pensar... Não quero mais sonhar com isso, mas gostaria de entender porque esses sonhos me perseguem no melhor do sono. Eu já não estava livre deles?

Minha noite já era, agora é só esperar o dia amanhecer. Fico pensando em um monte de coisas. Não sei se escrevo sobre o sonho. Antigamente eu até anotava com detalhes todos eles, para ficar analisando depois. Com o tempo, fui desistindo. Procuro algo em que me concentrar, mas só me vem à lembrança as palavras de Paulo, escrevendo aos hebreus, dizendo que devemos nos renovar, pela transformação da nossa mente. Paulo, Paulo, volta e me explica essa história direito, porque quanto mais eu leio, mais eu penso e menos eu entendo. Volto a ler “O campo de batalha da mente”, de Joyce Meyer, mas não encontro muita coisa de concreta nesse momento. Corro (de novo!) para o volume I do “Homem Espiritual”, de Watchman Nee. Não era através dele que eu estava me livrando de tanta coisa?

A mente da gente é como um armário, cheio de gavetas. Se essas gavetas não forem limpas com uma certa periodicidade, a gente pode se surpreender quando abri-las de novo. Lá estarão as mesmas lembranças, as mesmas dúvidas e até o que parecia certeza pode virar dúvida também.
Não há nada de errado comigo. Sou apenas uma pessoa que sonha os mesmos sonhos ao longo dos anos. Simplesmente sem saber o que eles significam.

Vou ouvir “Sonhos”, do Chris Duran. Será que o sono volta? Creio que não... Mesmo assim, é ele quem abre a rádio do blog no dia de hoje. Queria entender tanta coisa... Transformar-me, pela renovação da minha mente, quero renovar a minha mente! Quero sonhar coisas novas, quero que elas venham e que fiquem, porque hoje elas até aparecem, mas logo eu volto a ter os mesmos sonhos. Eles querem me dizer algo mais além de “te renova, pela transformação da tua mente”?
Tenho descoberto que Deus só faz por mim aquilo que eu não consigo. Ele não é o Deus do Impossível? Pois é. Ele só vai fazer o que for impossível pra mim. E Paulo diz que devemos nos transformar, pela renovação da nossa mente, para que enfim possamos experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:2). Então, significa que isso eu posso fazer. Transformar-me, renovar a minha mente...

Ah, Deus, eu quero sonhar coisas novas, eu quero projetos novos. Não quero me prender a projetos que não vingaram. Eu quero parar de sonhar essas coisas. Isso me faz perder o sono toda vez, me faz ficar triste, me faz abrir o armário da mente e mexer em gavetas que não quero mexer, porque simplesmente ainda não consegui renová-las, transformá-las em algo melhor... Eu quero limpar essas gavetas de uma vez por todas e guardar coisas novas dentro delas. Coisas que possam modificar os meus sonhos. Eu não quero mais pensar nisso, não quero lembrar disso...

Quero muito entender tanta coisa... A Bíblia nunca se esgotará. Você pode ler à mesma frase milhões de vezes, ela sempre terá um infinito a decifrar. Milênios depois, cá estou eu, querendo saber como me transformar pela renovação da minha mente... O que tudo isso quer me ensinar? Será que ao longo desses anos eu ainda não aprendi o que preciso? Até quando vou ter esses flashes? Quero avançar, quero correr. Já perdi muito tempo com as mesmas coisas.

Renovar, transformar, renovar... Essas são as palavras de ordem. Sempre. Eu não quero mais perder o sono com sonhos que me entristeçam. Sonhos que pareçam tão reais, mas que desaparecem feito fumaça quando eu acordo. Fica só a lembrança, a dúvida e o desejo de entender. Quero a renovação dos meus sonhos, a transformação da minha madrugada de insônia em uma noite inteira de descanso e paz. Ou então, quero acordar de madrugada e ver o dia amanhecer porque estou falando com Deus, mas pedindo novos pedidos, ou agradecendo novas bondades dele para comigo. Não quero mais pedir sobre esses sonhos. Quero parar de sonhar com isso definitivamente.

Será que ainda está faltando perdão? A falta de perdão faz com que carreguemos um fardo que se torna pesadíssimo, ao longo dos anos. Vou pensar nisso, vou começar a liberar perdão a todos os personagens desse sonho, dessa história. Perdão é sempre bom, a gente nunca peca pelo excesso neste caso.

Eu quero um dia escrever de novo aqui, sobre essa minha insônia de hoje. Quero contar coisas novas que aconteceram. Uma nova história Deus tem pra mim.